sexta-feira, 29 de abril de 2016

Workshop de Lomografia e Fotografia Analógica

Foto por Philippe Machado

Nesse 2016 resolvi tomar vergonha na cara e riscar algumas resoluções de ano novo que se repetiam nas minhas listinhas ano após ano. Uma delas foi organizar e aprimorar meus aprendizados de fotografia. Tinha feito o "Básico 1" do Ateliê da Imagem (site oficial aqui) em 2013 e meio que deixei as anotações perdidas. Aos poucos fui deixando a preguiça vencer e voltando ao modo automático - e à conseqüente frustração com os resultados.

Depois de me mudar, estava correndo atrás de recuperar as anotações do curso e de catar recomendações de livros e vídeos sobre o assunto quando a newsletter do ateliê me encheu de empolgação: iam fazer um Workshop de Lomografia!

Falei grego agora, né? Bom, para quem não conhece, lomografia é algo em torno de:
(...) uma organização globalmente ativa dedicada à fotografia experimental e criativa. Com milhões de seguidores e amigos em todo o mundo, o conceito da Lomography engloba uma forma interativa, vívida e as vezes até turva e louca da vida. Através da nossa coleção de câmeras inovadoras, produtos instantâneos, filmes, lentes e acessórios fotográficos em constante expansão, promovemos a fotografia como uma abordagem inovadora para comunicar, absorver e capturar o mundo. (Fonte: www.lomography.com.br
Câmeras usadas no workshop

"Pera, eu li filmes?" Sim, meu caro leitor. As câmeras lomo são a n a l ó g i c a s. Mais do que isso até, mecânicas, sem nenhum circuitinho interno para dar mau contato. Algumas têm até lente de plástico - e a maioria delas parece de brinquedo. Ou seja, pode levar para onde você quiser sem medo. Pode até tirar mais fotos sem medo, porque algumas pessoas não vão nem achar que você tá tirando foto de verdade.

Eu ganhei minha "la Sardina" em 2011 quando fiz minha primeira viagem com o Bê. Foi presente dele e até hoje tenho foto dessa viagem (tirada com essa câmera) em porta retrato. Mas depois de umas brincadeiras iniciais - principalmente envolvendo os filtros de flash coloridos, acabei transformando ela em um objeto de decoração. Triste né?

por mais linda que seja, minha lomo NÃO é um objeto decorativo

Mas essa retomada de contato com a lomografia foi o empurrão que eu precisava para me reapaixonar por foto. As máquinas tem pouquíssimos ajustes de foco, abertura e/ou velocidade (acredito que a minha seja a com menos ajustes de todas, basicamente só foco "perto" e "longe") mas são quase todas feitas para você brincar com múltiplas exposições, tempos longos de exposição e uma infinidade de ideias criativas. É pra se jogar mesmo.

Barquinhos e rosa dos ventos na urca - Câmera Sprocket Rocket

Serviu também para colocar alguns conceitos que pareciam abstratos nas aulas teóricas de fotografia bem esmiuçados na cabeça. Como por exemplo o conceito de que luz se soma, então não adianta tirar foto de algo branco e querer registrar mais informação por cima daquele pedaço já sensibilizado de filme (vide acima a diferença das pedras portuguesas).

E foi muito bom brincar com texturas e sobreposições, mesmo que algumas ficassem um pouco over.


 Não se enganem, tive muuuuuuitas dificuldades que são puras bobeiras para quem viveu bem os tempos do filme. Me enrolei toda para colocar o rolo na câmera, avançar as fotos, me tocar que o que a gente enquadrava no visor não era exatamente o que a lente iria capturar...

Olha esses pézinhos, parece foto de instagram! Pena que não era o que eu queria...

Mas no final foi um excelente exercício de criatividade. De se aproximar com uma grande angular, de inverter o sentido da panorâmica, de duplicar o objeto...

Olha minha lomo refletida :D
Ah, esse coqueiro que dá côco!

Sandubão de pão de açúcar

Valeu muito a pena. Desde então já levei minha lomo para passear - ainda fazendo muita besteira, mas quase chorando de emoção quando algo fica legal.

Como uma onda no mar - última conquista lomográfica. Estou dando pulinhos até agora com essa foto!

E se quiser ver coisa boa de verdade, podem checar as fotos do prof. Philippe Machado aqui na página dele no portal da Lomography :) Estou criando coragem para fazer uma minha também, já que lomografia é amor sem preconceito com iniciantes ;)


2 comentários:

Camilla Gonçalves disse...

Coloquei minha leitura do seu blog em dia :D

Adorei as fotos, fiquei com vontade de experimentar :P

Beijos!

Lúcia disse...

Ah que fofa <3
Alguns posts eu nem divulguei que foram mais para organização mesmo #toc
Mas sou super a favor de você entrar pra esse mundo!
Nesses tempos de tudo instantâneo, é gostoso esperar para ver como ficaram as fotos :)