quarta-feira, 16 de julho de 2014

Os cadeados polêmicos


Outro dia vi uma notícia circulando na internet falando sobre parte da Pont des Arts ter cedido e que muitos associavam isso ao peso dos já tradicionais "cadeados do amor" presos na ponte.

Antes mesmo disso já tinha ouvido falar que esses cadeados com as iniciais dos casais eram mal vistos por muitos franceses, mas meio que desconsiderei. Não estava mais lá para opinar, e além disso fiquei feliz de ver muitas amigas minhas sorridentes ao deixar um registro da sua estadia com seus respectivos. Em todo caso, melhor isso do que ferir uma árvore com um estilete, era minha filosofia.

Mas depois de cinco anos eu voltei para Paris abril passado e tive que reconhecer uma impressão negativa do fênomeno - ou ao menos da proporção que ele tomou.

Vejam como era a Pont des Arts em 2009. Na ocasião não tive a preocupação de capturar a grade em minhas fotos, pois não sabia o que estava por vir, mas ainda assim dá pra ver que não tinha NENHUM cadeado.


Priminha Natália na ponte - Foto tremida, mas ainda assim postei para enfatizar a ausência de cadeados

A Pont des Arts era um dos meus cantinhos queridos de Paris. Uma ponte de pedestres sobre o Sena em que o pessoal se reunia de noite para tocar violão, fazer picnics e jogar conversa fora. Basicamente meu programa preferido no intercâmbio.

Eu na ponte (bombando!) no entardecer - e a vista do Sena através das grades

Mais uma da visita da Nat em 2009 - nenhum cadeado nas grades

Qual não foi minha surpresa agora em 2014 de ver uma ponte no Sena que brilhava ao longe.


Não era por aqui a Pont des Arts?

Não havia mais tanta gente relaxando na ponte - nem eu senti essa vontade, pois só de parar para fotografar fui abordada por diversos camelôs que vendiam cadeados ali mesmo, além de pilot permanente para você escrever as iniciais ali na hora.

O passeio era como uma exposição de cadeados, uma instalação interativa ou algo assim.


Se joga nos cadeado tudo

Além disso, nem dava tanto ânimo de repetir o gesto, por mais romântica que estivesse minha visita à cidade luz com meu chéri, pois visivelmente o tal símbolo de eternidade não durava muito tempo até alguém (provavelmente das autoridades francesas) vir e remover os cadeados por blocos.

Antes e depois

Alguns locais eram tão lotados de cadeados que para colocar mais só na criatividade (e risco de queda! como colocaram lá no alto do poste?).

Levaram escada pra ponte?


E o que mais me assustou foi ler na notícia lá de cima que parte da tradição envolve jogar as chaves na água! Fiquei impressionada de nenhum bâteau-mouche ter encalhado na montanha de chaves... 

Enfim, não quero contrariar esse gesto que já virou tradição pelo mundo (vimos cadeados também em nossa road trip americana).

Mas sério, se quiserem colocar cadeado, por favor levem a chave pra casa e emoldurem. Vai ficar fofo, vai ser um souvenir mais duradouro que os cadeados retirados de tempos em tempos e não vai atacar o meio ambiente.

ATUALIZAÇÃO:

Parece que esse registro vai se tornar histórico! Segundo essa notícia que mamãe me passou, a prefeitura está trocando as grandes por painéis de vidro para dar adeus aos cadeados.

5 comentários:

Anônimo disse...

Incrível! Não sabia dessa farra de cadeados!!!!
beijo
Junia

Lúcia disse...

Farra mesmo, Junia!
O governo francês tentou fazer campanhas tipo tirem selfies na ponte em vez de deixar cadeados, mas parece que não teve muito sucesso...
Agora já estão colocando cadeados até na Lagoa, perto do Monte Líbano!

Beijão e volte sempre :)

Unknown disse...

NI!
Arrasooou! Parabéns pela iniciativa.
Muito legal.

:)
beijocas

Dri Mattoso disse...

Enfim, o fim: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140921_paris_cadeados_ponte_df_cc.shtml

Lúcia disse...

Obrigada, Ca!! Volte sempre :)

Momz, que máximo! Vou atualizar o post com esse link!